Entenda sobre esse dia!
Desde o ano de 2015, a Assembleia Geral das Nações Unida (AGNU) oficializou o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências, com o objetivo de reconhecer o papel fundamental exercido pelas mulheres e meninas na ciência e na tecnologia.
Essa data comemorativa foi implementada pela UNESCO e pela ONU Mulheres em colaboração com instituições e pareiros da sociedade, tendo como objetivo a divulgação dos trabalhos científicos e o incentivo dessas mulheres e meninas na ciência. A igualdade de genêro é uma prioridade da UNESCO, e o apoio a jovens meninas em sua formação e projetos de pesquisa, impulsionaria o desenvolvimento.
Segundo um relatório feito pela Elsevier (empresa globlal de analise de informações que contribui para o progresso na ciência), enfatiza a disparidade de genêro existente nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Esse relatório de 2017 enfatiza que, apesar de o número de busca por graduação e mestrado nesses campos seja equitativo, a atuação de mulheres em cargos mais elevados e o ingresso delas em doutorados decaí em coparação aos homens.
O relatório também cita uma discrepância nas publicações nessas áreas. Um estudo feito com 5,5 milhões de trabalhos científicos, assinados por 27,3 milhões de autores, revelou que 70% dessas produções eram de homens, e que 66% deles ocuparam a primeira autoria.
A importância da celebração desse dia acompanha o objetivo de impulsionar a visibilidades de mulheres e meninas nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, promover a ingressão do genêro feminino nesses campos de estudos, bem como o desenvolvimento da igualdade de genero e, consequentemente, a permanencia e ascensão dessas mulheres na ciência.
“Precisamos das perspectivas das mulheres para garantir que a ciência e a tecnologia funcionem para todos. Podemos – e devemos – agir”, secretário-geral da ONU, António Guterres.