Dia desses li uma frase muito interessante que dizia assim: “Mulher que não se enfeita, a si própria se rejeita”. Engana-se quem imagina que comecei a visualizar uma mulher cheia de brincos, colares, anéis, roupas brilhantes e fitas nos cabelos. Não foi nada disso. Sabe em que pensei? Na necessidade de se ter uma autoestima elevada, ter atitude, firmeza nas decisões, se auto valorizar, andar sempre de cabeça erguida, respeitar e ser respeitada.
E concluí que esse “enfeitar-se” deve vir, em primeiro lugar, de dentro para fora, porque a maquiagem embeleza, mas não esconde a tristeza. Se você se sente feia, desajeitada, mal amada, infeliz, cansada de tanto trabalhar já que assume tantas funções dentro e fora do lar, tem que parar um pouco e se fazer algumas perguntas e ser verdadeira nas respostas. São três questões que parecem fáceis, mas exigem uma reflexão profunda: A sua vida é emocionante? A sua vida é produtiva? A sua vida é inspiradora?
Para obter as respostas avalie se você sente uma alegria com a vida e se, na sua rotina, consegue ver a beleza nas coisas muito embora esteja ali tão discreta. Se fica encantada com pequenas e grandes coisas. Se ao ver pequenas gentilezas, se enche de gratidão. Se acorda e olha-se no espelho e reconhece que a sua importância é imensa porque é a única nesse mundo com esse DNA e ainda diz bem alto: “Mas eu sou bonita, hein?”
Você se sente produtiva, planeja o seu dia, a sua semana e ao avaliar vê que rendeu no trabalho, atingiu grande parte das metas e ficou satisfeita com os resultados?
E quem está ao seu redor a tem como referência? Você sente que o seu modo de ser e de agir inspiram outras pessoas positivamente?
Pois bem, o batom nos lábios, o cabelo limpo e um pó-de-arroz no rosto vai te deixar mais atraente. No entanto, é preciso expelir a mulher valente que é, pelos poros. E fazer da sua vida emocionante, produtiva e inspiradora depende única e exclusivamente de você. Não busque a felicidade no outro, mas a retire de seu interior. Tente e verá que a partir do momento em que tirar isso tudo de dentro de você, vai transpirar adereços e tudo vai brilhar à sua volta porque a autoestima é fundamental.
Janete Garcia, advogada