A medida deve beneficiar diretamente 1000 alunos, dos campis de Diamantino, Sinop, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Colíder.
O deputado estadual, Valmir Moretto (Republicanos), aprovou na Sessão Ordinária desta quarta (9) a emenda ao Projeto de Lei nº 1.649/2024, que visa garantir o transporte universitário para os estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat. A medida deve beneficiar diretamente 1000 alunos, dos campis de Diamantino, Sinop, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Colíder.
Por 13 votos a 10, o projeto de Lei que garante o Auxilio Transporte para todos os campis da Unemat segue para promulgação do Governo do Estado.
O benefício faz parte do Programa de Assistência Estudantil (PAE) da Unemat e tem o objetivo de reduzir as desigualdades no acesso ao ensino superior, proporcionando condições mais dignas para que os estudantes possam concluir sua graduação sem o peso excessivo dos custos de deslocamento.
“A realidade dos nossos estudantes é desafiadora. Muitos deles percorrem longas distâncias diariamente para terem acesso ao ensino superior, enfrentando custos elevados de transporte. No Campus de Tangará da Serra, por exemplo, temos alunos vindos de diversas cidades, investindo valores consideráveis apenas para frequentar as aulas. Situação semelhante ocorre em Diamantino, Sinop, Colíder e Pontes e Lacerda, onde jovens dedicados lutam para conquistar um diploma e mudar suas realidades”, pontou o deputado Valmir Moretto.
A emenda que possui um valor de R$ 3.000.000,00, é especificamente para custear a implementação do Auxílio Transporte. A destinação do recurso nasceu na unidade de Pontes e Lacerda, onde o parlamentar já garantiu o auxílio transporte, agora se espalha por todo o Estado.
“Fica o nosso agradecimento, o deputado Moretto está auxiliando e ajudando muitas pessoas a transformar a realidade de suas famílias. O deputado Moretto conseguiu visualizar o quanto isso é importante, e agora vamos ter em todos os campis do Estado”, destacou Claudeir Dias, diretor administrativo da Unemat de Pontes e Lacerda.