Quando a temperatura cai e o clima se torna mais ameno, logo se pensa em um bom vinho. Mas, entre tantas opções, qual escolher para apreciar?
O vinho branco é feito a partir das uvas mais claras, e a fermentação ocorre sem suas cascas e sementes. Já o vinho tinto, são usadas as uvas mais escuras juntamente com as casas e sementes durante a fermentação, o que ajuda na coloração. Os polifenóis (presente nas cascas e sementes) são os compostos que ajudam a dar cor ao vinho e os taninos são substancias que causam o leve amargor. Muitos vinhos tintos são tânicos (amargo), que causam a sensação de adstringência e secura no paladar. Já os vinhos brancos, costumam ser mais leves e tem sabor mais frutado, adocicado.
Vinho Casa Perini Cabernet Sauvignon
Nada mais justo que, contemplar um maravilhoso vinho de origem nacional. Localizada em Farroupilha – RS, a Casa Perini é referência no Brasil, produzindo seus vinhos e espumantes desde 1929. É uma empresa reconhecida nacionalmente, com mais de 200 medalhas. Em 2017 foi reconhecida internacionalmente com o 5º melhor vinho do mundo. Seus vinhos, são elaborados com a uva cabernet sauvignon, que os deixam mais encorpados, estruturados e marcantes.
A preocupação e o cuidado da Casa Perini vão desde a plantação das uvas, onde passa pela colheita feita de forma manual, as melhores uvas são selecionadas e vão para o processo de fermentação, que é feito em tanques de temperatura e rotação, garantindo mais qualidade e sabor aos vinhos. De cor rubi intensa, denota intensidade aromática com notas de frutas vermelhas, como morangos e framboesas. Além disso, este vinho recebeu a premiação de melhor vinho nacional em 2012. Ele pode ser facilmente combinado com carnes apimentadas, massas com molhos mais picantes e queijos.
Vinho Malbec
A uva Malbec é produzida e a mais consumida na Argentina, onde os invernos costumam ser mais rigorosos. Possui uma textura mais encorpada e que no final, remete aos toques de frutas vermelhas e negras. Uma ótima opção para beber apreciando as labaredas de uma lareira, desfrutando de uma tábua de queijos como: gorgonzola, muçarela de búfala, provolone ou queijo suíço.
Vinho do Porto
Pode ser produzido a partir de diversas uvas. É conhecido por ser um vinho fortificado pois tem adição de outra bebida alcoólica e por este motivo seu teor costuma ser mais alto. As variações mais nobres como Tawny e Ruby, são ótimas para serem degustada durante a sobremesa ou as refeições nos dias mais frios. Este vinho possui sabor doce, com notas de caramelo, frutas vermelhas e negras e especiarias. Combina com chocolates, torta de frutas, castanhas e queijos.