Entenda sobre a tradição de “furtar galinhas” no Sábado de Aleluia

Entenda sobre a tradição de “furtar galinhas” no Sábado de Aleluia

É na madrugada da Sexta-feira da Paixão para o Sábado de Aleluia, quando os fiéis católicos relembram a crucificação e a morte de Jesus Cristo, que ocorre uma tradição curiosa: o furto de galinhas.

Difícil saber quando essa tradição começou, mas a origem da prática possui algumas versões para justificá-la. A mais comum, contaremos agora:

 As pessoas aproveitariam a Sexta-feira da Paixão (marcada pela morte de Cristo) o dia em que o Senhor está morto, de forma que não vê os pecados cometidos, para praticar pequenos delitos. E, como a tradição recomenda o peixe como a única proteína do dia, as galinhas viraram um alvo para a ceia do Sábado de Aleluia, quando os fiéis se preparam para o Domingo de Páscoa.

COSTUME QUE PODE LEVAR O LADRÃO À DETENÇÃO?

O que talvez a população não saiba é que: roubar galinhas pode resultar num processo na Justiça, indo parar, até mesmo, no Supremo Tribunal Federal (STF). É o que aconteceu com um homem chamado Afanásio Guimarães, que foi réu por ter se apropriado de duas galinhas de um vizinho em Minas Gerais.

Já em Pernambuco, Juvenal Gomes do Nascimento, chegou a ser condenado à cinco anos de prisão em regime semi-aberto, por ter roubado um galo e uma galinha de uma granja.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *