Realizada no mês de dezembro, a primeira reunião do Comitê Diversidade, Equidade e Inclusão da Aura Apoena, empresa do grupo Aura Minerals, reuniu colaboradores voluntários engajados e dispostos a sugerir, debater e concretizar ideias e projetos que fomentem a equidade e a inclusão dentro da empresa.
A edição de número um do encontro representa um passo estratégico fundamental para o alcance do objetivo principal da companhia: colocar as pessoas sempre em primeiro lugar.
A partir do comitê, a organização também deu início à aplicação do Censo de Diversidade para levantar dados sobre o perfil interno, com objetivo de conhecer com mais detalhes quem são os trabalhadores e trabalhadoras da Aura Apoena. Os indicadores são coletados de forma confidencial, alcançando todos os níveis da companhia, a fim de oferecer elementos fundamentais para a construção de iniciativas e políticas de promoção e valorização da diversidade, inclusão e respeito aos direitos humanos.
Na Aura Minerals, a busca por soluções que façam a diferença na vida das pessoas é um hábito valorizado e encorajado pela Cultura Aura 360, pautada pelo respeito e pelo cuidado. Responsável por investir continuamente em ações para garantir o bem-estar, o desenvolvimento de seus membros e a inovação, esse modelo de gestão apoia projetos em favor da retenção de talentos, sustentabilidade e liderança feminina na mineração.
“Na Aura, temos um olhar ampliado e cuidadoso para tudo o que envolve o bem-estar das pessoas. A instalação deste comitê em Apoena, com colaboradores que se voluntariaram a fazer parte desta empreitada, simboliza um grande investimento em nome do nosso objetivo de tocar as nossas operações com as pessoas sempre em primeiro lugar. O comitê é um grupo diverso e com autonomia para pensar em ações e acompanhar de perto o que vem sendo feito pela organização dentro da pauta da diversidade, da equidade e da inclusão”, afirma a gerente de Recursos Humanos da Aura Apoena, Roberta Rodrigues.
Liderança feminina na mineração
Alinhada com o incentivo à diversidade, a inclusão de gênero é uma das causas defendidas fortemente pela Aura Minerals. Signatária no Women In Mining Brasil, Honduras e México, a companhia celebra suas mudanças iniciais, com 20% das posições ocupadas por mulheres. De acordo com o direcionamento da organização, a Cultura Aura 360 propõe a valorização da contribuição necessária e rica das mulheres para o jeito Aura de minerar.
O objetivo de inclusão da Aura ganhou um reconhecimento especial na unidade de Aura Apoena (MT), onde a empresa recebeu o Prêmio Destaque Conexão Salto Alto 2023, entregue a operação pelo percentual significativo de contratação de mulheres, tendo hoje um quadro com 25% de mão de obra feminina.
Sobre a Aura Minerals
A Aura Minerals (TSX: ORA; B3: AURA33, OTCQX: ORAAF) é uma empresa com DNA brasileiro. Focada na mineração de ouro, cobre e metais básicos nas Américas, possui operações em Honduras, México, Colômbia e Brasil. Em 2022, a Aura Minerals atingiu US$ 66,5 milhões de lucro líquido e investiu mais de US$ 100 milhões em suas atividades. Com quatro mil colaboradores diretos e terceiros, a companhia se diferencia pela visão de futuro sobre a mineração, com uma gestão horizontalizada, que descentraliza a tomada de decisão e por ter uma cultura forte e transparente. A Cultura Aura 360, que direciona o jeito de ser e fazer da empresa, pensa de forma holística sobre como o negócio impacta e beneficia cada um dos stakeholders, priorizando os colaboradores, as comunidades, o meio ambiente e a companhia