Fonte: Sindicato Rural
Com uma série de serviços e orientações aos produtores rurais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) está presente na 4ª Edição da Oeste Rural Show, em Pontes e Lacerda, que teve início no dia 28 e encerra neste 31 de maio. Apoiador desde a primeira edição da feira, o Senar-MT conta com um estande no evento, onde atende os produtores rurais, tirando dúvidas sobre cursos, treinamentos e assistência técnica.
O estande do Senar também conta com uma vitrine de carne com oficina gastronômica, ensinando cortes especiais. Outra atração é o simulador de colheitadeira de grãos, por meio de óculos virtuais, pelo qual os participantes podem experimentar como funciona o processo de colheita.
“O Senar oferece mais de 190 tipos de treinamentos disponíveis para auxiliar o produtor rural da porteira para dentro, na tomada de decisão, na melhoria da qualidade de vida, na melhoria daquilo que ele produz. Também temos assistência técnica e gerencial, mostrando o custo de produção e oferecendo soluções”, destaca Valteir Ferreira, supervisor regional do Senar em Pontes e Lacerda.
Durante o terceiro dia da Oeste Rural Show, o Senar ofereceu a palestra “Inovação, um caminho sem volta para o produtor rural”, que foi ministrada por Paulo Osaki, superintendente do Instituto AgriHub.
Osaki explica que o Instituto AgriHub tem como missão conhecer as necessidades dos produtores rurais e, a partir disso, fazer a interlocução com empresas de tecnologia que estejam resolvendo esses problemas, o que tem transformado a realidade de muitos produtores rurais em Mato Grosso nos últimos anos.
“Quando o produtor tem uma gestão formalizada, ele consegue tomar decisões baseadas em informação, e isso facilita na escolha de tecnologias para que se consiga, de fato, ter ganhos de margem. Então, especialmente em épocas de crise, é que precisamos ter em mãos as informações para poder tomar boas decisões”, destaca Osaki.
O presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, Aparecido Flávio de Souza, destaca a importante parceria com o Senar-MT e a Oeste Rural Show. “O Senar está presente desde a primeira edição da feira e tem agregado muito com toda a gama de serviços, conhecimento e informações que são prestados aos produtores rurais. Isso fortalece nossa atividade rural e garante a perenidade do agronegócio”, pontua.
Desafios e perspectivas para o agronegócio
Ainda nesta quinta-feira (30), aconteceu a palestra “Desafios e Perspectivas para o Agronegócio Mato-grossense”, com o coordenador de Inteligência de Mercado Agropecuário do Instituto Mato-Grossense de Economia Agrícola (IMEA), Rodrigo Silva.
Destacando Mato Grosso como o grande estado do agro, Rodrigo Silva falou do potencial produtivo da porteira para dentro, dos gargalos a superar (que ainda são muitos da porteira para fora) e sobre as perspectivas de crescimento para o próximo ano.
Com uma extensão territorial de 903.208 km² e o número de habitantes batendo a casa dos 3,6 milhões, a densidade demográfica de Mato Grosso é de 4,05 habitantes por km². Com isso, o estado consegue ser o campeão nacional na produção de algodão, soja, milho, etanol de milho, carne bovina e gergelim.
“O agronegócio é extremamente importante para a economia brasileira, sendo responsável por 24% do PIB nacional. E no Brasil, quando se pensa em agro, se pensa em Mato Grosso. Contudo, apesar de todas as dificuldades, principalmente fora da porteira, ainda conseguimos ser os maiores produtores e maiores exportadores do Brasil e do mundo”, concluiu.