Diego Miranda, Fernando Vasconcelos, João Carvalho e Lorena Barcelos são os nomes dos quatro alunos do Senai MT que representam Mato Grosso no World Skills, conhecido como o campeonato mundial das profissões técnicas, que acontece entre os dias 10 e 15 de setembro, em Lyon, na França.
O evento internacional consiste em provas que testam as habilidades individuais e coletivas, dentro de áreas definidas e que atendam os padrões internacionais de qualidade. O objetivo é promover o intercâmbio entre jovens profissionais de várias regiões do mundo, troca de habilidades, experiências e inovações tecnológicas, além de despertar o espírito esportivo e inspirar novos jovens a seguirem neste caminho.
Os jovens Diego Miranda e Fernando Vasconcelos, ambos do Senai Distrito, competem na categoria Construção de Estruturas em Concreto. João Carvalho, do Senai Rondonópolis, em Mecânica Industrial e Lorena Barcelos, do Senai VG, em Manutenção de Máquinas Pesadas.
Essa é a quarta vez que Mato Grosso manda seus representantes para a competição mundial, tendo participado dos mundiais de 2015, 2017 e 2019. Foi em 2017, inclusive, que uma equipe mato-grossense se consagrou campeã mundial na categoria Manufatura Integrada, sendo a única vencedora brasileira na modalidade até hoje.
De acordo com a gerente executiva de Educação Profissional e Superior do Senai MT, Jocely Nogueira, a WorldSkills não apenas destaca a participação dos talentos dosparticipantes, mas também contribui para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades técnicas e tecnológicas destes futuros profissionais.
“A WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, representa o ápice da demonstração da excelência na área. E para o Senai MT essa representatividade é de extrema importância, pois os alunos têm a oportunidade única de representar seu estado e seu país, demonstrando suas habilidades e competências junto a tantos outros representantes no mundo”, disse Jocely.
Mulheres em destaque
É a primeira vez que Lorena, de apenas 19 anos, participa de uma competição representando o Senai MT e logo já iniciou sua trajetória de sucesso em um mundial. Apesar do desafio e da responsabilidade serem grandes, ela já se acostumou com grandes obstáculos e fez disso um estímulo para crescer.
Lorena é aluna do curso de Aprendizagem em Manutenção de Máquinas Pesadas com ênfase em Máquinas Agrícolas no Senai Várzea Grande. Não estava em seus planos fazer este curso, mas ao receber a oportunidade da Bom Futuro, empresa que trabalha como Jovem Aprendiz, não pensou em mais nada e apenas topou o desafio de aprender uma profissão que ainda não é tão usual para a maioria das mulheres.
Inclusive, Lorena pensou que seria a única mulher da turma, mas se enganou, já que quase metade é composta por mulheres. “As mulheres estão tendo cada vez mais força nessas áreas, em áreas que dizem para nós que não é para gente, que a gente não deveria estar ali. Mas a gente deve estar ali, porque ali é nosso espaço. Aliás, nosso espaço é onde a gente quiser”, avaliou.
Inclusive, ela carrega a responsabilidade de ser a primeira mulher brasileira a competir em sua modalidade, o que para ela já se tornou uma oportunidade de fazer história e inspirar outras mulheres nesta e em outras áreas. E o conselho para outras jovens já está na ponta da língua.
“Agarre oportunidades, se desafie e aceite desafios. Quando você pensar ‘mas as pessoas vão duvidar de mim’, elas vão. Mas acredite no potencial que você tem. Porque você tem muito mais a oferecer do que essas pessoas têm a falar de você. Amanhã ou depois você pode ser lembrada como uma mulher que fez história, como uma mulher que mudou a vida de outras mulheres e abriu caminho para outras. Então, é isso que eu acredito”, pontuou a jovem estudante.
Fonte: SENAI – MT