Fernanda Moraes
Assessoria de Imprensa / Gabinete Dep. Valmir Moretto
Nesta quinta-feira, 21 de março, o governo de Mato Grosso recebeu a autorização da Receita Federal para dar início às operações na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres. As obras da ZPE, que foram retomadas em 2020 e concluídas em dezembro de 2023, estavam paralisadas há mais de 30 anos.
A ZPE de Cáceres é a terceira do Brasil e possui uma área de 240 hectares. Com um investimento de R$ 16 milhões do Governo de Mato Grosso, o projeto foi dividido entre a área administrativa e mais cinco módulos, onde as empresas irão se instalar.
O Deputado Valmir Moretto enfatizou que a ZPE representa um investimento diferenciado para a região Oeste, especialmente para Cáceres. Ele destacou que a chegada de novas empresas de importação e exportação multinacionais podem, gerar uma grande quantidade de novas oportunidades de negócios, emprego e renda para a região.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, afirmou que a chegada da ZPE representa uma “virada de página” para a história do município, indicando um novo capítulo de desenvolvimento econômico e oportunidades para a população local.
O superintendente Regional da Receita Federal, Antônio Baltazar, ressaltou que Mato Grosso apresenta o maior crescimento entre todos os Estados brasileiros, com um PIB três vezes acima da média nacional e uma das maiores arrecadações.