Dentre as fontes vegetais, o óleo de linhaça é o alimento mais rico em ômega-3, sendo muito importante sua utilização para pessoas que são vegetarianas. Os alimentos ricos em ômega 3, como linhaça, azeite, nozes, amêndoas e alguns peixes: sardinha, atum e salmão, são excelentes para a saúde, pois ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, como pressão alta, derrame e infarto.
Além disso, os alimentos ricos em ômega 3 também promovem o bom funcionamento do cérebro, ajudam a melhorar a atenção, memória e a concentração e evitar doenças como a depressão. Vale lembrar que estes alimentos também podem ser usados no tratamento de inflamações crônicas, como artrite reumatoide.
Algum dos alimentos ricos em ômega 3 são: Sardinha; Arenque; Cavalinha; Anchova; Salmão; Truta; Atum; Ostras; Sementes de linhaça; Sementes de chia; Óleo de linhaça, de soja e de canola além das Nozes.
Alimentos como manteiga, leite, ovos e pães podem ser enriquecidos e são boas opções para aumentar o consumo do ômega 3 na alimentação. No entanto, a qualidade e quantidade de ômega 3 adicionado nestes alimentos ainda é muito pequena, sendo importante priorizar a ingestão dos alimentos naturalmente ricos nesse nutriente, que devem ser consumidos pelo menos 2 vezes por semana.
Fonte: Tua saúde