Beber chá verde pode ajudar acalmar crise de ansiedade?

Beber chá verde pode ajudar acalmar crise de ansiedade?

Cientistas analisam como a bebida pode afetar o humor e a cognição. Durante séculos, o chá foi usado para muito mais do que matar a sede. Em todo o mundo, as pessoas bebem para relaxar, revitalizar e acalmar, e é algo de que precisamos agora mais do que nunca.

Os cientistas estão começando a analisar como o chá pode afetar o humor e a cognição. Especificamente, eles estão investigando se os efeitos calmantes são resultados biológico direto dos compostos do chá ou decorrem do contexto em que a bebida é consumida: preparando sua bebida, escolhendo sua xícara favorita e sentando-se para uma breve pausa para respirar. Ou ambos.

O chá-verde e o chá-preto vêm da mesma planta: Camellia sinensis. No entanto, o chá-verde é processado de maneira diferente, resultando em níveis mais altos de alguns dos compostos que os cientistas acreditam ter efeitos positivos em nossa saúde mental.

Impulso cerebral

Verificou-se que beber chá-verde melhora a função cerebral em pessoas saudáveis, disse Stefan Borgwardt, presidente e diretor do Departamento de Psiquiatria e Psicoterapia da Universidade de Lübeck, na Alemanha.

Em um estudo de 2014, ele deu extratos de chá-verde equivalentes a uma a duas xícaras de chá-verde para 12 voluntários saudáveis ​​e tirou imagens de seus cérebros para analisar mudanças na conectividade dentro de certas regiões cerebrais. “Percebemos um aumento da conectividade nas regiões do cérebro associadas à memória de trabalho”, disse ele por e-mail.

E uma revisão de 2017 de mais de 100 estudos de sua coautoria descobriu que o chá-verde pode afetar o cérebro de três maneiras: pode influenciar sintomas psicopatológicos, como reduzir a ansiedade; na cognição, ao beneficiar a memória e a atenção; e na função cerebral, especificamente na memória.

Essa revisão concluiu que “seria desejável” que mais ocidentais consumissem pelo menos 100 mililitros de chá-verde por dia “para proteger a função neuro cognitiva”.

Compostos diferentes

O que é menos claro é quais compostos encontrados no chá são responsáveis ​​por várias melhorias em nosso poder cerebral e se eles funcionam sozinhos ou juntos.

Os mais importantes são os antioxidantes como o galato de epigalocatequina (EGCG), o mais abundante, seguido da L-teanina, um aminoácido encontrado nas folhas do chá, e da cafeína. Borgwardt disse que os benefícios provavelmente não são o resultado de apenas um componente, mas estão ligados à presença de cafeína e L-teanina. Também há sugestões de que o chá pode melhorar os sintomas de depressão, demência e síndrome de Down.

Nenhum dano

O chá também tem alguns benefícios para a nossa saúde física: está associado a uma vida mais longa, reduz a pressão arterial e também pode ter um efeito de queima de gordura.

No entanto, com exceção dos suplementos de chá-verde, associados a danos no fígado, e do chá fervente, que foi associado ao câncer de esôfago, não há desvantagem real em uma xícara de chá, disse Kuhnle. Como alemão morando no Reino Unido, ele abraçou a tradição.“Acho que a maioria das pessoas prospera em rituais. É meio reconfortante. Se há algo errado, você precisa de uma xícara de chá.”

Fonte: CNN Brasil

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *